18.9 C
Balneário Camboriú

Nós Balneário Camboriú

Visita em propriedades encerra programação de 10 Anos do Produtor de Água

O evento que contou com painéis, palestras, trocas de informação, uma homenagem aos “Guardiões da Água” e adesão de novos parceiros

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

good newshot

Unimed Litoral está entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil

Premiação foi concedida pelo Universo Online e Fundação Instituto de Administração (FIA) com base na opinião dos colaboradores de centenas de empresas avaliadas

UniAvan recebe reconhecimento nacional de Responsabilidade Social

Selo foi concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) e levou em conta ações anuais e desenvolvidas durante a pandemia
Siga-nos no Google News

Foi entre o canto dos pássaros e o barulho da água correndo por entre as pedras do rio, que a programação alusiva aos 10 anos do Produtor de Água do Rio Camboriú foi encerrada, com a visita em propriedades participantes do projeto. O evento que contou com painéis, palestras, trocas de informação, uma homenagem aos “Guardiões da Água” e adesão de novos parceiros, ocorreu na última quinta e sexta-feira (21 e 22).

A saída de campo na tarde sexta-feira (22), foi marcada por belezas naturais do interior de Camboriú. A primeira parada foi na localidade da Encantada, na propriedade de Janir de Oliveira, inserida no projeto desde junho de 2014 com 97,05 hectares de área de conservação e 30,75 ha de restauração. No local, a engenheira ambiental responsável pelo Produtor, Rafaela Santos, explicou sobre as características e as intervenções realizadas para a recuperação da mata e métodos de conservação aplicados naquela propriedade.

O destino seguinte foi na Limeira, no Espaço Rural Clarear, propriedade de Waldyr Bauer e Tereza Gervásio Bauer, um dos primeiros participantes do projeto, desde a criação em 2013. Os visitantes foram recepcionados com a história familiar do local, as práticas sustentáveis adotadas e o funcionamento da propriedade. Além disso, Seu Waldyr guiou os presentes em um tour pelos 38 hectares de área conservada e 10.5 hectares de mata ciliar inseridos no Produtor. Uma paisagem composta das mais diversas espécies de passarinhos, atraídos pelas árvores frutíferas que margeiam o Rio Gavião, um dos rios que formam a Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú e contorna a propriedade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo o casal, o Projeto Produtor de Água, antes mesmo de existir, já era um sonho. “Tem gente que nos chama de românticos, iludidos por termos essa vontade de preservar o local, ao invés de usar a área para ganhar dinheiro. Mas alguém precisa ter essas iniciativas e fazer a sua parte e a dos demais. Dessa maneira, ajudamos todo ecossistema e as cidades que são abastecidas com a água do Rio Camboriú.”, relata Dona Tereza, herdeira e proprietária há 36 anos do Espaço Rural Clarear. Para Rafaela, a experiência foi essencial para que os visitantes pudessem vivenciar na prática tudo o que foi exposto no evento e conhecer a realidade da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú.

Ainda dentro dos painéis e palestras, na manhã de sexta-feira (22), foram debatidos os temas: “União de esforços para segurança hídrica”, com participação da TNC, EPAGRI, FUCAM e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú; e os assuntos: “Sustentabilidade financeira”, com participação da ARESC e “Resultados do Projeto”, mediado pela TNC.

PUBLICIDADE

Cerca de 59 mil unidades consumidoras estão sem luz em Balneário Camboriú

Apesar de ter ocorrido durante uma tempestade, ainda não há informações sobre o motivo da queda

Camboriú registra 69 novos casos de covid nesta quarta-feira

No momento 422 pacientes encontram-se em tratamento, destes 406 estão em isolamento domiciliar
PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE

Balneário Camboriú

SOCIAL PROOF

221,450CurtidasCurtir
49,700SeguidoresSiga
4,700SeguidoresSiga
236InscritosInscreva-se

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Enviar mensagem
Envie sua notícia
Envie sua NOTÍCIA ou sua DENÚNCIA para a nossa equipe de jornalismo!