As equipes da Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, estão trabalhando nesta semana no combate a dengue nos bairros Centro, Barra e Municípios. O objetivo é orientar os moradores e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
Até o momento, o município registra 256 casos de dengue, sendo 109 autóctones, 109 indeterminados, 24 importados e 14 em investigação, além de um caso não residente de Chikungunya. Ao todo, 1.011 focos de dengue estão espalhados pelos bairros de Balneário Camboriú.
Os agentes de endemias estão vacinados contra a Covid-19, são uniformizados e identificados com crachás com os logos da Prefeitura e do Programa de Combate à Dengue. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com o setor pelo telefone (47) 3261-6264 para confirmar a visita. É importante que a população os receba e colabore com a contenção do mosquito Aedes Aegypti.
Para colaborar com o combate a dengue, é necessário que os moradores eliminem depósitos que possam acumular água, mantendo piscinas tratadas e calhas limpas e niveladas, pois estes são locais propícios à formação de criadouros. O uso de inseticidas aerossóis e o de repelentes são recomendados para proteção contra a picada.
A equipe atende denúncias feitas à Ouvidoria Municipal, pelos telefones (47) 3267-7024, 0800 644 3388, ou WhatsApp (47) 99982-1979.
Fique atento, os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta, superior a 38.5ºC;
- Dores musculares intensas;
- Dor ao movimentar os olhos;
- Mal estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.
Ao perceber os sintomas, procure o serviço de saúde imediatamente.