Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

1° painel artístico da Passarela da Barra é finalizado

A primeira torre que teve uma das faces finalizadas fica no lado da Barra Sul e ganhou desenhos e pinturas que ilustram a praia e a natureza de BC

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Na quinta-feira (16), foi concluído o primeiro painel artístico na Passarela da Barra, estrutura sobre o Rio Camboriú que possibilita a travessia de pedestres entre a Barra Sul e o Bairro da Barra.

A primeira torre que teve uma das faces finalizadas fica no lado da Barra Sul e ganhou desenhos e pinturas que ilustram a praia e a natureza de Balneário Camboriú. No total, serão pintados quatro painéis artísticos nas laterais externas dos dois lados da Passarela, mais as laterais da estrutura entre as duas torres. Os trabalhos começaram em dezembro de 2019, com a limpeza das paredes e aplicação de duas demãos de tinta branca.

Nos painéis, feitos pelo artista Tom Veiga e equipe, estão sendo retratadas a atividade pesqueira, a paisagem e a história local com técnicas de muralismo e arte conceitual moderna. A execução dos murais está sob a responsabilidade da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico, que cuida da estrutura, e da Fundação Cultural, que acompanha o trabalho artístico.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Tom e equipe (três pessoas) usam rapel e jaú (cesto utilizado em serviços externos nas fachadas de prédios) para dar forma aos desenhos que retratam a cidade. A previsão é de que os painéis estejam prontos em março.

A pintura faz parte do projeto “Janelas da Memória”, proposto por artistas locais, que vai além do muralismo e do embelezamento do equipamento turístico e cultural. Paralelamente à pintura, está sendo produzido o documentário “Janelas da Memória”, o qual deve ficar pronto junto com a finalização dos painéis. O documentário contará com entrevistas dos pescadores mais antigos do Bairro da Barra.

“Agregar o valor histórico com o patrimônio da cultura pesqueira resgata também a identidade do entorno em que passado e presente se encontram”, diz a presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Bia Mattar.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.