A lei Maria da Penha neste mês de agosto completa 13 anos e os casos de violência doméstica ainda são uma realidade para muitas mulheres. O “Agosto Lilás” traz esse tema à tona para conscientizar e combater a violência contra a mulher. Segundo dados, 42% das mulheres que foram violentadas, sofreram a agressão dentro de casa.
A violência doméstica não se isola apenas na violência física, mas inclui também a violência psicológica, sexual, patrimonial e moral. O 12º Batalhão da Polícia Militar, assim como outros batalhões de Santa Catarina, deu voz à campanha e divulgou o programa Rede Catarina de Proteção à Mulher. No evento do RCP DAY – treinamento de reanimação cardiopulmonar – realizado no Balneário Shopping, dia 22, as policiais militares fizeram a divulgação da campanha e conversaram com o público feminino a respeito.
A divulgação da campanha “Agosto Lilás” conscientiza as mulheres sobre os tipos de violência e como combater. Além disso, incentiva as mulheres a denunciarem e a não terem medo. Se você conhece alguém que é violentado domesticamente ou se você é vítima, denuncie. O combate à violência doméstica é dever de todos e a Polícia Militar pode ajudá-las.