Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

4 dicas simples para uma vida sustentável

Existem mudanças pequenas e simples em nosso estilo de vida que podem causar impactos consideráveis em nossa pegada de carbono

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Como você já viu em alguns meios de comunicação, nos últimos meses foram publicados vários relatórios importantes relacionados às mudanças climáticas e suas consequências ambientais, sociais e econômicas desastrosas. As Nações Unidas reuniram 91 cientistas de 40 países diferentes, que analisaram 6.000 estudos científicos. Eles concluíram que, continuando nesse ritmo de emissão de gases que provocam o efeito estufa, em 2040, teremos que enfrentar uma crise global. Essa crise seria caracterizada pela falta de alimentos, incêndios florestais e o fim dos recifes de coral. Mas eles também nos dão um pequeno halo de esperança: afirmam que é possível reverter essa evolução, mesmo que isso envolva um grande esforço.

No entanto, existem mudanças pequenas e simples em nosso estilo de vida que podem causar impactos consideráveis em nossa pegada de carbono, confira:

1. Reduza recipientes de plástico

Geralmente consumimos grandes quantidades de embalagens para quase todos os tipos de produtos de limpeza e higiene pessoal. Esses recipientes acabam enchendo nosso lixo. Uma boa alternativa para reduzir o consumo de embalagens é usar dispensadores reutilizáveis. Isso permite comprar recipientes maiores, o que implicaria em menor quantidade de plástico para cada mililitro de produto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

2. Usar sacolas reutilizáveis

Essas sacolas realmente ocupam muito pouco espaço e é uma ótima ideia que você sempre tenha uma ao seu alcance. Coloque algumas no carro, na mochila ou na sua bolsa de uso cotidiano. Você nunca sabe quando vai precisar comprar algo que esqueceu. Ter uma bolsa reutilizável na mão é sempre uma boa opção. Eliminar os sacos de plástico é um grande passo para uma vida mais sustentável.

3. Troque a escova de dentes

Estima-se que uma pessoa descarte um total de 300 escovas de dente ao longo de sua vida. A isto devemos acrescentar que, normalmente, uma escova de dentes leva cerca de 75 anos para se decompor e que o material com o qual é fabricada é um material derivado do petróleo. Com tudo isso, considere a possibilidade de escolher uma escova de dentes sustentável. Atualmente, existem várias delas feitas com materiais biodegradáveis, como bambu ou mesmo madeira. E o preço é praticamente o mesmo!

4. Consuma com a cabeça

Para alcançar uma vida mais sustentável, é importante incorporar em nossos processos de tomada de decisão a consideração das consequências que nossas ações têm para o planeta. Isso deve se tornar um ponto tão fundamental quanto o do nosso próprio bem-estar. O bem-estar do planeta está diretamente relacionado ao bem-estar daqueles que o habitam. Não se esqueça. Pensamentos sobre “se eu realmente preciso” ou “se existe uma alternativa que gera menos desperdício ou com menos impacto ambiental“, devem ser incorporados ao nosso mecanismo automático de tomada de decisão. Esquecer o planeta não é uma opção.

Lembre-se de que praticar essas pequenas mudanças é como uma lufada de ar que dispersa e semeia a semente do cuidado e proteção do planeta, onde quer que você esteja. Espalhe e compartilhe essa ideia!

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.