A Prefeitura de Camboriú em parceria com a Univali, implantou no Município, em 2019, o projeto intitulado “RI nas Escolas”, do curso de Relações Internacionais da Universidade. Esse projeto foi reconhecido pelo programa Academic Impact, da Organização das Nações Unidas (ONU), que publicou o reconhecimento no dia 17 de fevereiro, no site do programa. O objetivo do RI nas Escolas é promover debates que envolvam temas relacionados à economia, conflitos, cooperação e instituições globais.
Siga o @camboriunews no Instagram
Um dos criadores do projeto é o assessor de Indústria e Comércio, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Camboriú, Marlon Borsatto, egresso do curso de Relações Internacionais da Univali. “Fico muito feliz em poder contribuir com o projeto e ser reconhecido pela maior autarquia internacional que é a ONU. Além disso, trazer o projeto para minha cidade e poder agraciar os estudantes daqui me deixa ainda mais motivado para construir projetos futuros”, destaca.
Nesse primeiro momento, o RI nas Escolas foi implantado no Instituto Federal Catarinense (IFC). Neste ano poderá expandir-se para todos os colégios particulares e para a rede estadual de ensino. O projeto tem como público-alvo estudantes dos 2º e 3º anos do ensino médio.
De acordo com Borsatto, a ideia de trazer o projeto para Camboriú é para levar mais informações aos estudantes que estão terminando o ensino médio, a fim de auxiliá-los na escolha da carreira. “Além de debater temas internacionais, levamos para a sala de aula temas condizentes ao desenvolvimento econômico, como a qualificação profissional e o papel primordial da inserção dos jovens no mercado de trabalho”. Os palestrantes são o professor do curso Ricardo Bruno Boff e Marlon Borsatto.