Nesta semana o município recebeu a notícia de que está entre os classificados para participar da 3ª Mostra Catarinense “ Brasil, aqui tem SUS”, que acontecerá durante o Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, em São Bento do Sul, nos dias 11,12 e 13 de março. Na ocasião a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) apresentará o modelo de trabalho desenvolvido em Camboriú com o Grupo de Apoio aos pacientes com Fibromialgia – Grupo Superação.
Siga o @camboriunews no Instagram
“É com muita alegria que recebemos esta notícia, pois as ações da saúde são focadas e planejadas de forma responsável, por entendermos que a importância do acolhimento e a necessidade da assistência e informação aos grupos. Neste caso, ele funciona como um suporte, que tem por objetivo auxiliar as pessoas durante períodos de ajustamento a mudanças, por conta da doença, além de contribuir no tratamento de crises ou na manutenção, adaptação a novas situações”, ressalta a secretária de Saúde, Elisama de Freitas.
Grupo de Fibromialgia
A psicóloga e coordenadora do NASF, Joyce de Almeida Cruz, explica que o grupo é focado para atividades físicas, contando sempre com acompanhamento de um profissional de fisioterapeuta. “As atividades são dirigidas semanalmente pela fisioterapeuta, porém, uma quarta-feira ao mês temos atividades diferenciadas, no caso uma palestra com profissional diferenciado e tema específico, como por exemplo, reumatologista, nutricionista, psicóloga, auriculoterapia, acupuntura, entre outras”, explica.
A fibromialgia atinge muitas pessoas, 90% dos casos são mulheres entre 35 e 50 anos, mas também pode ocorrer em crianças, adolescentes e idosos. Trata-se de uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor, caracterizando-se por uma dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações.