Um dos principais destinos turísticos do Brasil, Balneário Camboriú, passa a contar de maneira oficial com mais uma grande atração. O Oceanic Aquarium, referência no Sul do Brasil, a partir do dia 13 de março passa a oferecer uma experiência completa aos seus visitantes. O local, que abriu as portas em dezembro para visitação, será inaugurado oficialmente e contará com mais de 100 espécies, incluindo novos integrantes como filhotes de tubarão gralha-preta, cavalos-marinhos, raias e polvos. Com 2.500 metros quadrados de área construída, o aquário já recebeu cerca de 200 mil visitantes e abriga animais que foram resgatados de situações adversas ou criados em cativeiro, que não possuem mais condições de retorno ao habitat natural.
Dividido em dois andares, o Oceanic Aquarium abriga espécies de água doce e salgada. Além dos novos integrantes, conta com raias de água doce e salgada, tartarugas, jacarés, pingüins de Magalhães, cobra sucuri, diversas espécies de peixes, entre outros. Todo o local possui informações sobre características das espécies e cuidados dos mares. O sócio-diretor, Cristiano Buerger Filho, reforça que, mais do que um grande atrativo, o aquário se torna um importante aliado para a conscientização ambiental, nesta que foi definida pelas Nações Unidas como a década dos oceanos.
“É sabido que em poucos anos os mares terão mais plástico do que peixe. Aqui queremos que as pessoas fiquem conscientes da necessidade da preservação ambiental e das espécies”, afirma. Para reforçar a veia educacional, o aquário realiza exposições de conscientização, palestras com educadores, distribuição de materiais informativos, entre outros. “É um ambiente para toda a família. É conscientização, somada à educação e lazer”, acrescenta.
Como muitos dos animais resgatados ou criados em cativeiro não possuem mais possibilidade de adaptação em habitat, toda estrutura do Oceanic Aquarium foi montada de maneira similar ao ambiente das espécies. No espaço dos jacarés, por exemplo, o teto é retrátil para garantir a exposição solar adequada, as lontras contam com vegetação tropical e os pingüins de Magalhães vivem em ambiente climatizado idêntico ao da costa marinha da Patagônia. “Os recintos cumprem os protocolos de manejo e exigências técnicas dos órgãos ambientais competentes para assegurar o conforto e bem-estar de todos”, acrescenta o biólogo, André Neto. Para a garantia de adaptação dos animais nos recintos, todos passam por um período de quarentena no Setor Extra. Além das áreas de visitação, o Oceanic Aquarium conta com cafeteria e auditório para palestras.
O evento oficial de inauguração é apenas para convidados. Os visitantes passam a ter então a experiência completa a partir do dia 13 de março. A partir dessa data também os valores dos ingressos serão atualizados para R$40 e R$ 20 meia. Crianças até 4 anos, portadores de deficiência, guias de turismo e policiais são isentos do pagamento.