A Feira da Barra terá uma atração especial a partir deste domingo (15). Às 16h, será apresentado o espetáculo de mamulengo “Benditos os Beneditos”, com o artista Sebastian Marques.
Siga o @camboriunews no Instagram
Teatro de bonecos, o mamulengo é uma arte que existe há cerca de 300 anos no país. Popular no Nordeste brasileiro, é pouco conhecido nas regiões Sul e Sudeste. Em 2015, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o reconheceu como Patrimônio Cultural do Brasil. Nesse tipo de teatro, as encenações são conduzidas por bonecos que se movimentam e falam.
“Benditos os Beneditos” reúne personagens como Dona Quitéria, João Redondo, Sargento Bitola, Boizinho Brincadeira, Cobra das Sete Luas, Benedito e outros. A peça tem brincadeiras e histórias narradas com o bom humor característico do gênero teatral. O ingresso será no chapéu, ou seja, os artistas passarão o chapéu para quem quiser contribuir com dinheiro aos domingos. Além de mestre mamulengueiro, Sebastian é poeta, diretor de teatro, pesquisador da cultura brasileira e da religiosidade afro-brasileira.
A Feira da Barra ocorre todos os domingos na Praça do Pescador, no Bairro da Barra, ao lado da Passarela, das 10h às 18h. Destinada à cultura, entretenimento, lazer e economia solidária, o evento é um espaço para venda de artesanato, alimentos, vestuários, entre outros artigos.
Outras feiras movimentam Balneário Camboriú em dias diferentes (confira abaixo quais são).
Feira Noturna
Na Feira Noturna, que ocorre no Boulevard Rua 200 (na lateral do Teatro Municipal Bruno Nitz) todas as sextas-feiras, são comercializados alimentos artesanais e bebidas das 16h às 21h.
Feira da Cultura
Ocorre todos os sábados, das 9h às 15h, na Praça da Cultura. No espaço, além de serem comercializados artesanatos, produtos alimentícios artesanais, entre outros artigos, há apresentações artísticas gratuitas.
Feira da Rua 200
A Feira da Rua 200, sempre aos sábados e às quartas-feiras, é instalada no Boulevard Rua 200 (lateral do Teatro Municipal Bruno Nitz), das 6h às 12h. No local, são comercializados pães caseiros, cucas, bolachas, linguiças, queijos, geleias, frutas e verduras.
Feira do Molhe da Barra Sul
Ocorre nos dias em que chegam à cidade os navios de cruzeiros, perto do monumento Eu Amo BC, na Barra Sul.
Vila do Artesanato, na Praça da Cultura
De quarta a sexta-feira, das 14h às 19h, e aos sábados, das 9h às 17h.