Santa Catarina registrou na noite desta quarta-feira (25), a primeira morte de pessoa infectada pelo covid-19. Segundo o governador Carlos Moisés (PSL), que divulgou a informação pelo Twitter, a vítima é um idoso de 86 anos. O óbito aconteceu em São José, na Grande Florianópolis, onde há cinco casos suspeitos de coronavírus.
O paciente deu entrada no Hospital Regional de São José no dia 23 de março, conduzido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O quadro clínico inicial era de desconforto respiratório associado à piora do estado de saúde geral.
O paciente vinha apresentando há dois meses uma piora do estado de saúde geral, com inapetência progressiva (recusa à alimentação) e aumento do grau de dependência para realização de tarefas diárias. De acordo com os boletins médicos, ele não tinha histórico de febre e tosse. As amostras para testagem da Covid-19 foram colhidas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em função da característica do quadro. O teste confirmou a presença de coronavírus SARS-CoV2. O paciente foi mantido em isolamento respiratório, mas morreu na madrugada de quarta-feira, 25.
Antes da publicação feita pelo governador, a Secretaria de Estado de Saúde registrava 122 casos confirmados e 325 casos suspeitos. Carlos Moisés não informou se o idoso estava incluído neste monitoramento. O nome da vítima também não foi divulgado.
LEIA TAMBÉM:
Governador reitera compromisso de frear avanço do covid-19 e a retomada da economia
O governo do Estado anunciou no fim da tarde desta quarta-feira (25) um novo critério para contagem dos casos positivos nos municípios catarinenses. A partir de agora, a pessoa será contabilizada em seu município de origem. Com o novo critério, 28 municípios catarinenses contabilizam casos.
Por essa razão, Balneário Camboriú, que tinha 10 casos, agora contabiliza apenas 7 casos positivos para a doença, e Camboriú, que apareceu na lista pela primeira vez, conta com 2 casos.