Nesta quinta-feira (02), a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) executou manutenção técnica na Estação Elevatória de Efluentes localizada na Rua 2950, no Bairro Centro. A ação é necessária para mantê-la em pleno funcionamento e acontece no período noturno para não interromper o sistema em horário de mais uso. O trabalho segue um cronograma que compreende melhorias nas elevatórias localizadas na região Central – da Avenida Brasil, Avenida Alvin Bauer, além da Estação de Recalque de Efluente, localizada na Rua 3700.
LEIA TAMBÉM:
Videochamada aproxima familiares e pacientes internados com Covid-19 em BC
Segundo e engenheiro do Departamento de Manutenção de Esgoto, Erivan James Rodrigues, as manutenções e reformas são feitas para garantir melhor eficiência no funcionamento das elevatórias, pois com o tempo, alguns equipamentos apresentam desgaste. “Entre os itens substituídos estão os conjuntos motobombas, os barriletes – conexões e válvulas que unem os conjuntos motobombas à tubulação de recalque – e as válvulas de retenção do barrilete, responsáveis por evitar o retorno do esgoto bombeado, garantindo que os efluentes sejam escoados com maior eficiência”, explica Erivan.
O Município conta com 23 Estações Elevatórias em funcionamento, que recebem a contribuição das redes de esgoto de suas proximidades e têm como principal função, transportar o efluente que recebe de uma cota normalmente mais baixa, para uma cota mais elevada até chegar na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no Bairro Nova Esperança.