Balneário Camboriú registrou 92 casos de dengue a mais do que no mesmo período do ano passado. De acordo com a Vigilância Ambiental, o município possui 100 casos autóctones para a doença e são 646 focos do mosquito Aedes Aegypti. Esses dados colocam Baleário na lista de cidades infestadas pelo Aedes aegypti em Santa Catarina.
LEIA TAMBÉM:
Covid-19: Balneário Camboriú registrou 12 casos nesta terça, 19
O Bairro das Nações é o que mais possui positivos para a dengue, seguido pelo Centro. Nesta quinta-feira (21), os técnicos do governo do Estado, em conjunto com os agentes de combate às endemias, aplicarão novamente o fumacê no Bairro das Nações, das 17h30 às 20h.
Desta vez, o inseticida será aplicado na região onde se concentram o maior número de casos, sendo da Rua Venezuela até a Israel, em toda extensão das ruas desde a Avenida do Estado até a Rua Paquistão. É importante que a população não deixe as crianças e animais de estimação para fora de casa e as janelas das residências devem ficar abertas, pois o fumacê mata os mosquitos que estão voando, assim, se estiver dentro de casa, a fumaça não conseguirá matá-los. Caso chova, a aplicação do fumacê será remarcada.
Além disso, os agentes continuam com as visitas para verificar se há depósitos que estejam acumulando água e eliminá-los. Nesta semana, as visitações serão realizadas nos bairros Ariribá, Nova Esperança e São Judas, além dos atendimentos das demandas da Ouvidoria Municipal.
Apesar dos meses quentes de verão ser a época mais propícia para a propagação do mosquito e o aumento da transmissão da dengue, chikungunya e zika, essas doenças também são uma ameaça no inverno. Por isso, é importante que a população se conscientize e também realize os cuidados necessários para eliminar os criadouros do mosquito em seus imóveis e terrenos.
Sintomas
Vale ressaltar que a dengue é uma doença grave transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti. É marcada pela febre alta, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo e nas articulações, sintomas que são parecidos com o do coronavírus. O que diferencia a Dengue da Covid-19, são as dores no fundo dos olhos e manchas pelo corpo. A orientação é que ao apresentar sintomas a pessoa deve se dirigir até a Unidade Básica de Saúde mais próxima.