Nesta quarta-feira (27), três guardas municipais de Balneário Camboriú tiveram um reencontro emocionante. Um homem de 67 anos, que foi salvo pelos guardas no dia 8 de março, fez questão de agradecer novamente o trabalho dos GMs. Durante o encontro, o idoso relembrou os momentos de tensão que passou naquele dia, ao se afogar com um pedaço de carne durante o almoço com a família em um restaurante.
“Eles são meus heróis, se não fosse por estes três homens eu não estaria aqui. Eu estava almoçando tranquilamente com a minha família quando me engasguei, foi desesperador, a respiração não vinha, o pânico começou a tomar conta de mim. Eu agradeço muito, eles estavam em horário de almoço e, em uma situação de emergência, agiram de forma rápida e útil. Eles salvaram a minha vida”, agradece.
De acordo com o relato de um dos GMs, a guarnição estava em horário de almoço no domingo, dia 8 de março. Contudo, diante de uma situação de emergência, envolvendo uma vida, rapidamente realizaram o atendimento.
O GM lembra que chegaram ao local e viram o senhor em situação grave – chegando até a ficar roxo -, e resolveram executar uma manobra de primeiros socorros, a heimlich – técnica que utiliza as mãos para fazer pressão no diafragma da pessoa, forçando uma tosse e fazendo com que o alimento saia do pulmão. A pressão criada pela manobra no estômago ajuda a deslocar o objeto pela garganta acima, liberando as vias aéreas.