Por conta das altas temperaturas em pleno inverno até poucos dias atrás, o número de pernilongos aumentou em Balneário Camboriú. Como medida de intervenção imediata, o Centro de Controle de Pragas Urbanas (CCPU) intensificou suas atividades de monitoramento dos insetos no município.
LEIA TAMBÉM:
Confira na íntegra decreto que prevê multa para quem promover festa em BC
São 63 pontos hídricos estrategicamente distribuídos em todos os bairros do município para o monitoramento, não só de pernilongos, mas, também, de borrachudos e aedes aegypti. Além disso, frequentemente é realizada a aplicação de um larvicida não tóxico, que atua, exclusivamente, nas larvas dos mosquitos sem prejudicar qualquer outra espécie. Por meio de solicitações da população, feitas pela Ouvidoria Municipal, a equipe do Centro se desloca até o local, analisa a situação e toma as medidas cabíveis para o controle.
A população também deve intensificar os cuidados por meio de medidas simples, mas que são eficazes no controle dos mosquitos, tais como: fechar a casa mais cedo, fazer uso de repelente, colocar telas nas janelas e utilizar roupas cobertas em locais de mata.
O CCPU realiza também, em conjunto com a Secretaria de Obras, ações que localizam mananciais e córregos que necessitam de limpeza, com o objetivo de impedir que se tornem criadouros de mosquito.
Aedes Aegypti X Pernilongo
As duas espécies de mosquitos possuem inúmeras diferenças, algumas são difíceis de detectar. Entretanto, existem características comportamentais destes insetos que são evidentes, por exemplo, o Aedes Aegypti ataca durante a luz do dia, preferencialmente, de manhã e fim da tarde, e o ataque é bem discreto, raramente se percebe quando o mosquito está se alimentando de sangue.
Por outro lado, os pernilongos permanecem em repouso durante o dia e iniciam suas atividades ao entardecer. Uma característica bem marcante deste inseto é o zumbido.