Um lobo-marinho-do-Sul (Arctocephalus australis) foi localizado ferido na Praia do Buraco, no fim do deck do Pontal Norte, em Balneário Camboriú, na manhã desta sexta-feira (21). De acordo com o Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Municipal, o animal estava machucado no focinho e nos olhos.
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foi acionado e avaliou o animal. Apesar dos ferimentos, o lobo-marinho está aparentemente saudável, com boa natação, de acordo com a equipe do PMP-BS. Como o animal voltou para a água, não foi possível fazer a contenção física para administrar medicação.
O animal faz parte da superfamília dos Pinípedes, que habitam os ecossistemas marinho e costeiro. Conforme o PMP, é comum que busquem descansar nas pedras ou na areia da praia.
RESPEITE O DESCANSO DO ANIMAL
Essa pausa para descanso é saudável, normal e deve ser estimulada. Pessoas e animais domésticos devem ficar distantes deles, pois espécies silvestres podem ser agressivas e se estressam facilmente quando notam alguma interação humana. O estresse pode impactar no comportamento natural da espécie e na saúde do animal, causando queda na imunidade.