Nesta quinta-feira (29), a empresa responsável pela implantação do estacionamento rotativo de Balneário Camboriú, esteve na cidade fazendo a verificação do sinal de telefonia móvel e do índice de insolação nos pontos onde serão instalados os parquímetros. Os equipamentos operarão por meio de energia solar e começarão a ser instalados a partir do dia 9.
O diretor comercial da Lapaza, Fernando Borges, conta que o projeto de implantação foi aprovado. “Os equipamentos e a sinalização vertical estão em produção e começarão a ser instalados na segunda semana de setembro”, revela.
“O estacionamento rotativo entra em atividade até o início de outubro. A empresa responsável fará a instalação dos parquímetros pela cidade e cadastramento dos pontos de venda situados em comércios em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)”, observa o gestor do Departamento de Trânsito de Balneário Camboriú, Fernando Marchiori, ressaltando que ainda haverá a possibilidade de compra por aplicativo para celular.
Na sexta-feira (30), os representantes da empresa e do município estiveram reunidos com representantes do CDL falando sobre o cronograma de cadastramento dos pontos de venda. “A empresa vai nos encaminhar o mapa onde serão instalados os parquímetros e, a partir disso, mapear os lojistas que tenham interesse em ser um ponto de venda”, fala a presidente do CDL, Eliane Colla, ressaltando que a parceria é benéfica tanto pro município, quanto para os comerciantes.
Nesta primeira etapa serão implementadas 1000 vagas entre as ruas 1001 e 1822 nos trechos entre a Avenida Atlântica e as avenidas do Estado e 3ª Avenida, para a fase de testes. A expectativa é de que, no início da temporada de verão, todas as 2500 vagas para carros e 300 vagas para motocicletas já estejam em funcionamento entre a Rua 1001 e a Rua 2000.
Atualmente, Balneário Camboriú conta com mais de 30 mil vagas de estacionamento pelas ruas. As vagas direcionadas ao Estacionamento Rotativo representam pouco mais de 9% do total.