Desde o início das atividades da marcenaria da Secretaria de Educação de Balneário Camboriú (SEDUC), em junho, várias demandas relacionadas à mobília da Rede Municipal de Ensino e dos próprios setores da secretaria foram atendidas. No total, foram produzidos 53 móveis e feitas 37 manutenções nesse período.
Só nas últimas semanas, foram beneficiados os Núcleos de Educação Infantil (NEI’s) Pão e Mel, Pequeno Mundo, Rio das Ostras, Nova Geração e Criança Esperança; o Centro Educacional Municipal (CEM) Ariribá e departamentos da SEDUC, como os de Recursos Humanos, Transportes, Manutenção, Educação Especial e Compras. Fazem parte da nova mobília balcões, armários, mesas, prateleiras, gavetas, além da manutenção dada aos móveis já existentes nas unidades e no próprio setor administrativo da secretaria. Há a previsão para a entrega de novos móveis ainda nesta semana.
O CEM Ariribá, por exemplo, recebeu dez bancos e cinco mesas para a biblioteca; mesa, armário e bancada para a sala dos professores; mesa e armários para a sala da direção e toda a mobília para a secretaria, que contou com balcão, armário e quatro mesas novas. Os 20 bancos do refeitório também receberam manutenção e estão de cara nova.
“Esses móveis vieram para termos mais espaço para acondicionarmos nossos materiais pedagógicos. A mesa da sala dos professores tem quatro metros de comprimento, já a antiga era menor, não era compatível com o número de funcionários. Os móveis deram um novo ar para a secretaria e também para os outros ambientes da escola”, disse a gestora do CEM Ariribá, Zelia Zanella.
A ideia de montar uma marcenaria própria para a secretaria entrou em prática devido à grande demanda do gênero em unidades escolares. A oficina funciona em anexo à sede da Secretaria de Educação, com dois profissionais, que trabalham de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.