A cidade de Balneário Camboriú ficou cheia durante os três dias do feriadão de 12 de outubro. A data serviu como um “esquenta” da temporada de verão, em plena pandemia.
Devido ao aumento da classificação de risco da região da AMFRI, Balneário Camboriú voltou para o grau “GRAVE” (cor laranja) na última quinta-feira (08). Com isto, algumas restrições foram impostas para a cidade, como proibição de eventos sociais, controle da ocupação de hotéis e regras para bares e restaurantes.
Já a permanência na praia segue proibida por decreto estadual, com exceção da prática de esportes individual. As baladas, casas noturnas, boates, pubs, casas de shows estão proibidas e serão liberadas quando a região atingir o Risco Potencial Moderado (cor azul).
Apesar de todas as restrições, a realidade vista em Balneário Camboriú foi bem diferente. A praia Central ficou lotada de banhistas, as calçadas também estavam tomadas por pessoas, distanciamento social e uso obrigatório de máscara não foram respeitados. Bares e restaurantes a beira mar também estavam receberam um grande público.
Nos equipamento turísticos da cidade, as filas viravam quarteirões. Vídeos registraram filas no Oceanic Aquarium, Barco Pirata, e Bondinho.
Vídeos mostram bares e restaurante e até mesmo baladas realizando festas com DJs. Há diversos relatos que um estabelecimento na Barra Sul proibiu o uso do celular e caso a pessoa fosse flagrada filmando a festa, seria expulsa da casa noturna.
O resumo da fiscalização da prefeitura é zero e da Polícia Militar também. Nenhum estabelecimento foi multado ou interditado.
No momento, Balneário Camboriú soma 6.624 casos confirmados e 92 mortes por coronavírus.
Basta de coronaterrorismo!
Até OMS concluiu que de nada adianta confinar. Vamos viver! Vamos construir ”imunidade de rebanho” e o virus não vai vingar. Mortes são tristes, mas comorbidades matariam com ou sem virus. Vamos usar a cabeça e pensar??!!