Uma manifestação pedindo o retorno das aulas deve ser realizada na praia central de Balneário Camboriú. O evento está marcado para o próximo domingo (18), às 09h30, nas areias do Pontal Norte.
O grupo, que organiza a manifestação através de grupos de Whatsapp e pelo instagram @voltaasaulasbc, não aponta quem são suas lideranças ou integrantes, mas se apresenta como um grupo de pais, mães, professores, médicos, pedagogos, psicólogos, advogados, empresários, profissionais liberais e gestores.
Eles pedem que os participantes da manifestação vistam camiseta branca e estejam munidos de balões coloridos, faixas e cartazes.
Regras para retorno das atividades presenciais em escolas de Santa Catarina
As Secretarias de Estado da Saúde e de Educação publicaram no dia 06 de outubro, a portaria nº 778 que regulamenta o retorno às atividades presenciais nas escolas públicas e privadas em Santa Catarina. A volta as aulas dependerá da classificação da região.
Risco Moderado (Azul) ou Alto (Amarela): As atividades presenciais estão liberadas, com a obtenção da homologação do (PlanCon) junto ao Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia de Covid-19.
Risco Grave (Laranja): estarão autorizadas as atividades de reforço pedagógico individualizado, sendo exigido, da mesma forma, que se tenha o Plano de Contingência homologado. Balneário Camboriú se enquadra nesta classificação.
Risco Gravíssimo (Vermelha): O retorno não está permitido.
Apesar da regulamentação do governo do estado, os prefeitos dos 11 municípios associados da AMFRI decidiram pelo não retorno às aulas presenciais na região em 2020. A decisão foi tomada no dia 7 de outubro, em participação também das Secretárias de Educação dos municípios.
Acredito que a segunda onda de infecçao pelo covid na europa ja esclarece tudo, e da necessidade de se manter a quarentena e isolamento social, que em muitos lugares nao esta sendo levado a serio.
Se as portas da cidade estão abertas para turistas, a festa de Revellion continua confirmada, as pessoas estão frequentando bares, praias e Shoppings. Porque as aulas não podem voltar ?
Manifestações em que as “lideranças” não se identificam e se escondem atrás de organizações ou grupos não identificáveis, certamente pouco representam. Não há duvidas, contudo, que é um movimento representado por donos de escolas particulares. Sera que suas escolas terão condições de atender todos os protocolos e dar segurança aos alunos de modo a proteger também seus familiares?
Se estão marcando uma manifestação na areia, onde segundo decreto estadual, a permeância de pessoas em praias segue proibida em Santa Catarina, as praias estão liberadas apenas para prática de esportes individuais, já começam não respeitando uma das regras sanitárias, agora imagina um eventual afrouxamento das medidas, quem controlaria esses espaços onde as crianças ficariam.