O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) volta a divulgar o Relatório de Balneabilidade do litoral catarinense. Após cinco coletas consecutivas, dos 231 pontos analisados, 78,8%, ou seja, 182 locais estão próprios para banho. A partir desta semana, o órgão ambiental passa a atualizar todas as sextas-feiras os resultados do monitoramento da qualidade da água do mar para banho humano.
Do total de pontos analisados, 85 estão em Florianópolis. Destes, em 68 recomenda-se o mergulho, o que representa 78,2%. Além da capital, as coletas são efetuadas nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.
Pontos impróprios em Balneário Camboriú
Dos 15 pontos analisados em Balneário Camboriú, quatro estão impróprios para banho. Os pontos impróprios estão localizados na Praia de Taquaras, próximo à lagoa (Ponto 09), e na Praia Central, em frente às ruas 51 (Ponto 14) e 1001 (Ponto 02), e no Pontal Norte (Ponto 01) – ou seja, toda a parte da orla localizada entre a Praça Tamandaré e o Canal do Marambaia.
A água é considerada:
Própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.
desde 1985 voy a camboriu y desde esa epoca veo con dolor la falta de cuidado con las aguas del mar, aguas de lluvia que llevan o lixo al mar y los deshechos del rio camboriu y portal norte polucionan el mar,deberia haber mas control para que se pudiera disfrutar de esa hermosa cidade.
os argentinos no hacen muito turismo na zona por causa de eso, troquen as condiciones de salubridade .obrigado