Jovens interessados em aprender sobre produção de vídeos podem se inscrever na oficina que será ministrada pelo diretor do curta-metragem Vento Solar, Aliakim de Sá, dias 12 e 13 de setembro, das 19h às 21h, no SESC de Balneário Camboriú (Avenida Central, 360).
A oficina faz parte do projeto Vento Solar, patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC), da Fundação Cultural. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail ventosolarofilme@gmail.com. Apesar de ser direcionada a jovens a partir de 14 anos, a atividade é aberta ao público em geral. O intuito da oficina é fomentar a produção independente em Balneário Camboriú.
Na oficina, serão apresentados os conceitos usados para a produção de filmes e vídeos independentes, com um panorama sobre tipos de produção e métodos de execução, desde a utilização de câmeras de cinema até o smartphone. Aliakim ministrará a atividade com a ajuda de Hugo Takemoto, diretor de fotografia do mesmo filme, e Ricardo Vilela, diretor de pós-produção.
Exibido no dia 31 de agosto, o filme Vento Solar conta a história, em uma realidade futura, de um jovem com problemas na escola que encontra em uma amizade peculiar a capacidade para entender novas culturas e as próprias qualidades e mudar o mundo ao redor.