Entre os dias 30 de novembro e 5 de dezembro, ocorrerá a Semana de Combate à Dengue em Balneário Camboriú. O intuito da ação é incentivar a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti para evitar o aumento no número de casos no município, principalmente, com as altas temperaturas do verão.
+ Semana encerra com 115 novos casos de coronavírus em BC
Na próxima semana, os agentes de combate às endemias visitarão os imóveis e terrenos da cidade para eliminar os recipientes com acúmulo de água. Estas vistorias serão realizadas especialmente nos bairros que foram apontados como mais infestados pelo foco do mosquito, de acordo com o Levantamento Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa), feito entre os dias 9 e 20 de novembro. Os bairros com maior presença do inseto são Barra, Nova Esperança e Praias Agrestes.
Nas Unidades Básicas de Saúde será disponibilizado material informativo com orientações sobre a doença e o que deve ser feito para eliminar os criadouros do inseto. Além disso, nas visitas realizadas pelas Agentes Comunitárias de Saúde também será informado sobre as precauções.
Dengue em Balneário Camboriú
Até o momento, o município registra 210 casos autóctones (contraídos no município), 54 indeterminados e dois importados (contraídos em outra cidade). Além de 1.091 focos do mosquito Aedes Aegypti espalhados pelos bairros de Balneário Camboriú.
Dicas para eliminar os criadouros do mosquito
Coloque areia nos pratos ou deixem sem pratos;
Piscinas devem ser mantidas limpas o ano todo;
Telar os ralos;
Recolher e acondicionar o lixo em local coberto;
Cisternas e reservatórios devem ser mantidos fechados.