Entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, ocorreu a Semana de Combate à Dengue em Balneário Camboriú. Os agentes de combate às endemias realizaram vistorias nos imóveis e terrenos do município, além de visitar a residência dos pacientes positivos para a dengue. Ao todo, devido ao mau tempo, foram 2.985 locais visitados.
As vistorias foram realizadas principalmente nos bairros apontados como mais infestados pelo foco do mosquito, de acordo com o Levantamento Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa), feito entre os dias 9 e 20 de novembro, sendo Barra, Nova Esperança e Praia Agrestes. A ação tem como objetivo reforçar a importância dos cuidados necessários para evitar o aumento nos casos de dengue em Balneário Camboriú.
A diretora da Vigilância Ambiental, Eliane Guedes, ressalta que a população deve eliminar os recipientes com acúmulo de água, que são os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, chikungunya e Zika.
Dengue em Balneário Camboriú
Até o momento, o município registra 266 casos de dengue, desses, 210 são autóctones (contraídos dentro da cidade), 54 indeterminados e 02 importados (contraídos em outro município). Balneário Camboriú possui 1.158 focos do mosquito Aedes Aegypti espalhados pelos bairros da cidade.
Dicas para eliminar os criadouros do mosquito
Coloque areia nos pratos ou deixem sem pratos;
Piscinas devem ser mantidas limpas o ano todo;
Telar os ralos;
Recolher e acondicionar o lixo em local coberto;
Cisternas e reservatórios devem ser mantidos fechados.