A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú instalou, em sessão solene, na noite desta segunda-feira (16), sua Procuradoria Especial da Mulher.
A criação da Procuradoria foi aprovada pelo plenário em março deste ano, e, entre as competências do órgão, estão receber, avaliar e proceder as investigações e denúncias relativas às ameaças dos interesses e direitos da mulher, bem como encaminhar as referidas denúncias aos órgãos competentes; e fiscalizar e acompanhar programas governamentais e não governamentais de políticas públicas para as mulheres e aos relativos a interesses e direitos da mulher.
A vereadora Juliethe Nitz (PL) foi nomeada pela Mesa Diretora como procuradora especial da Mulher, e o vereador Joceli Nazari (Cidadania), como procurador adjunto. Os cargos serão exercidos sem qualquer remuneração.
Durante a solenidade, houve a apresentação de dança do Ministério de Dança Luz da Vida, com a coreografia “Cura-me”, e o depoimento da empresária Sandra Bronzina, moradora de Balneário Camboriú.
Compuseram a mesa de honra da sessão: os vereadores Omar Tomalih, Juliethe Nitz, Joceli Nazari, Aldemar Pereira/Bola, Arlindo Cruz, Asinil Medeiros e Pedro Francez; os prefeitos de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, e de Camboriú, Elcio Kuhnen; a deputada federal Carmen Zanotto, procuradora adjunta da Procuradoria da Mulher na Câmara Federal; a desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Salete Somariva, e a desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná Lenice Bodstein, ambas responsáveis pelas respectivas coordenadorias da mulher em situação de violência doméstica e familiar; a delegada Patrícia Zimmermann D’Ávila, coordenadora das delegacias de polícia de atendimento à criança, adolescente, mulher e idoso de Santa Catarina; e as procuradoras especiais da Mulher das câmaras de Camboriú, vereadora Inalda do Carmo, Penha, vereadora Maria Juraci Alexandrino, São José, vereadora Alini de Castro, e Canelinha, vereadora Neli Ferreira.
Também prestigiaram a sessão secretários municipais de Balneário Camboriú, vereadores de municípios da região, representantes de entidades da sociedade civil e comunidade interessada.