Na tarde desta segunda-feira (31), foram avistadas, entre as praias de Laranjeiras e Taquaras, duas baleias jubartes e, próximo a praia do Estaleiro, mais uma. Perto das baleias, a fiscalização, com apoio da Guarda Municipal, localizou e apreendeu uma rede de espera proibida por lei municipal e federal, evitando uma possível fatalidade.
A legislação que rege o período da pesca da tainha veda o uso de armação de redes de pesca do tipo feiticeira e de malha, além do uso de cilibrim e fisgas. A rede de pesca tipo feiticeira é proibida o ano inteiro devido aos danos que gera ao meio ambiente. As redes irregulares encontradas são apreendidas e encaminhadas para os procedimentos corretos de descarte.
A temporada de pesca da tainha compreende o período de 1º de maio até 31 de julho e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú.
O Departamento de Fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) apreendeu cerca de 18 redes de pesca irregulares na data de 1º de maio até o dia 1º junho, período que compreende a o início da temporada da pesca da tainha.