A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú informou através de nota que o protocolo de testagens da Covid-19 mudou. A partir desta segunda-feira (17), apenas os pacientes com sintomas moderados ou graves serão testados na rede pública, unidades básicas e unidades de urgência e emergência. Segundo a prefeitura, a mudança se dá diante do desabastecimento de testes no mercado em todo o Brasil.
A Secretária de Saúde Leila Crocomo, contou que o município ainda possui o teste e que o objetivo da priorização dos casos é para que não falte. “Não está faltando teste, ainda temos. Mas tivemos que tomar a decisão de priorizar os casos, para que não falte. Já realizamos a licitação para comprar mais kits de testagens, mas as empresas estão com falta de matéria-prima para fabricação.”, destacou a Secretária.
Os pacientes que possuem maior gravidade de sintomas, pacientes hospitalizados e cirúrgicos, pessoas no grupo de risco, trabalhadores assistenciais da área da saúde e colaboradores de serviços essenciais, poderão realizar os testes. Os pacientes que possuem sintomas leves de síndrome gripal, serão avaliados e afastados com atestado médico, evitando o risco de transmissão.
Locais de testagens
Os pontos de atendimento médico e testagem disponibilizados aos moradores de Balneário Camboriú são a UPA das Nações, que fica na Rua Israel, 205, bairro das Nações; o Centro de Tratamento de Coronavírus (CMATC), que fica no final da Rua Arvoredo, atrás do Hospital Ruth Cardoso, no bairro Municípios; o PA da Barra, que fica na Rua Jardim da Saudade, 1500, bairro Barra; o Centro de Testagem do Ruth Cardoso que atende das 7h30 até as 18h30min e que, assim como o ponto de testagem da Rua Suíça, só atende a moradores com encaminhamento médico.