O relatório de balneabilidade das praias divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) nesta sexta-feira, 21, apontou que 05 dos 10 pontos analisados na Praia Central estão impróprios para o banho. No total, Balneário Camboriú registra 06 pontos com balneabilidade negativa e 09 pontos próprios para o banho.
Confira os pontos impróprios para banho em Balneário Camboriú:
- Praia Central no Pontal Norte
- Praia Central em frente a rua 2.500
- Praia Central em frente a rua 2.000
- Praia Central em frente a rua 1.400
- Praia Central em frente a rua 51
- Lagoa de Taquaras
Confira os pontos próprios para banho em Balneário Camboriú:
- Praia Central na Barra Sul em frente à Rua 4900
- Praia Central em frente à Rua 4000
- Praia Central em frente a rua 3.500
- Praia Central em frente à Rua 3000
- Praia Central em frente a rua 1.001
- Laranjeiras (meio da praia)
- Taquaras em frente à Escola Municipal
- Estaleiro entre ruas Domingos Fonseca e Napoleão Vieira
- Estaleirinho frente à Rua Jose Amaro da Cunha
As coletas foram realizadas em 17 de janeiro. O histórico das coletas realizadas pode ser conferido aqui: https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/.
O monitoramento da balneabilidade do IMA contempla todo o litoral catarinense e faz parte das ações da Operação Verão Mais Seguro, lançada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, para garantir bem-estar à população durante a temporada.
Relatório da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA)
A Empresa Municipal de Água e Saneamento também divulgou um relatório que aponta toda a extensão da Praia Central como própria para banho. De acordo com a Emasa, único ponto impróprio para banho na cidade é a Lagoa de Taquaras.
As coletas foram realizadas dos dias 14 e 17 de janeiro, para todos os pontos analisados pelo laboratório LABB Análises Ambientais, credenciado pelo IMA e contratado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA).
O prefeito da cidade comemora o resultado. “Entre as ações que contribuíram para este resultado, destacamos as fiscalizações do Programa Se Liga na Rede para eliminar as ligações irregulares, os lacres e o rigor aplicado na legislação. Além do pleno funcionamento dos emissários do Pontal Norte e Barra Sul, e todo trabalho em saneamento, que nos torna a cidade mais saneada do Estado e uma das mais do país, com 98,5% de rede coletora implantada, rumo aos 100% até o fim desse ano,” menciona o prefeito Fabrício Oliveira.
Afinal, quem fala a verdade, o prefeito ou o Instituto do Meio Ambiente de SC? Essa palhaçada tem de ser esclarecida!!!
Sou mais do IMA. Menos tendencioso. O prefeito tem que esclarecer e nada de culpar a chuva.
Concordo sr.
Cardoso.
Deixar o órgão municipal emitir relatório é como deixar a raposa cuidando do galinheiro.
IMA é oficial Estadual e apto a emitir laudos oficiais.
E o Canal do Marambaia quando vai ser despoluido? Porque ainda continua a despejar aquele líquido escuro e fétido que está matando a prainha do Pontal Norte. Não se arrisquem a tomar banho nessa região e nem no canto norte da praia central!
Uma mentira “técnica” repetida muitas vezes não tornará a água das praias de BC limpas…. Basta olhar para ela, basta comparar verão e inverno….te liga Emasa.