Na tarde desta quinta-feira, 04, foi realizada a solenidade de passagem de comando do 12º Batalhão de Polícia Militar, em Balneário Camboriú. O Tenente Coronel Daniel Nunes da Silva deixou o comando da PM de BC e o Tenente-Coronel Rafael Vicente assumiu o posto.
Natural da cidade de Florianópolis, o novo Comandante ingressou na Polícia Militar de Santa Catarina no ano de 2004. Em 2017, o então major Rafael Vicente, se envolveu no caso da morte de um homem de 44 anos por engano em em Balneário Piçarras. Ele chegou a ser preso em agosto do mesmo ano e foi solto dias depois. Em julho de 2021, Rafael foi inocentado pela Justiça.
O Tenente Coronel é Pós Graduado em Inteligência Policial e Gestão e Políticas Públicas de Segurança, ascendendo ao posto de Tenente-Coronel no dia 31 de janeiro de 2022.
Em 2017, o então major Rafael Vicente, se envolveu no caso da morte de um homem de 44 anos por engano em Balneário Piçarras. Ele chegou a ser preso em agosto do mesmo ano e foi solto dias depois. Em julho de 2021, Rafael foi inocentado pela Justiça.
Além dos cursos de formação e aperfeiçoamento de Oficiais, o Tenente-Coronel PM Rafael Vicente realizou o Curso de Operações Especiais no BOPE/PMSC (Caveira 01/2014), Curso de Táticas Policiais, Curso de Negociador Policial (GATE/PMESP), Curso de Operações Táticas Urbanas – Província de Missiones/Argentina e Curso de Inteligência e Antidrogas na Polícia Nacional da Colômbia.
Também exerceu suas funções no 1º BPM (Itajaí), 4º BMP (Florianópolis), 25º BPM (Navegantes), Diretoria de Apoio Logístico e Finanças – DALF, foi Comandante da Companhia de Operações Especiais e Chefe da Agência de Inteligência do Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE, além de ter sido Chefe da Seção de Operações do Subcomando-Geral/PMSC e ter trabalhado na Agência Central de Inteligência – ACI/PMSC.
A cerimônia contou com a presença do Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Coronel Marcelo Pontes, Comandante do 3º Comando Regional de Polícia Militar, Coronel Jofrey Santos da Silva, Prefeito Municipal de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira, além de outras autoridades militares e civis e convidados.