O tempo cinzento e a leve chuva que caiu durante todo o domingo, dia 6, não impediu a grande movimentação de pessoas, que compareceram às urnas para elegerem os novos conselheiros tutelares de Camboriú, gestão 2020 a 2024. A eleição contou com 19 candidatos, sendo eleitos cinco deles. Ao todo, foram computados 4.589 votos, nas quatro escolas disponibilizadas como zona eleitorais, com 11 urnas para votação.
Os nomes dos cinco novos conselheiros de Camboriú foram apresentados pelo conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que organizou as eleições, no inicio da noite. Tanalu Garcia Simões foi eleita com 521; Edneia Lunelli , 472 votos; Olga Priscila Gervásio, 469 votos; Diego Raphael Rocha Pereira, 368 votos e Adão Alex Lima, 345 votos. O prazo para impugnação do resultado final é até quinta-feira, dia 10. A publicação definitiva da lista dos candidatos eleitos será no dia 16 de outubro.
A posse dos novos conselheiros será no dia 10 de janeiro de 2020. O Conselho Tutelar é um órgão público municipal, que tem como missão representar a sociedade na proteção e na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, contra qualquer ação ou omissão do Estado ou dos responsáveis legais, que resulte na violação ou ameaça de violação dos direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).