O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), foi a Brasília nesta segunda-feira, 9, para participar, com outros governadores, de uma reunião sobre o vandalismo ocorrido na Capital Federal no último domingo, 8, com o presidente Lula.
O convite oficial chegou ao governador somente nesta segunda por volta do meio-dia. “Vou participar porque é meu dever representar o Estado de Santa Catarina e defender o interesse dos catarinenses”, disse Jorginho.
A reunião teve início às 18h.
PRESERVAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA
O Governo de Santa Catarina, por meio das Forças de Segurança, tem acompanhado os acontecimentos iniciados em Brasília e que têm influência no Estado. Desde segunda-feira, 9 de janeiro, o governador Jorginho Mello reuniu-se com o Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e determinou a preservação da ordem pública, respeitando as leis constitucionais e as medidas recentemente aprovadas a nível federal.
A PMSC está monitorando todos os locais onde há possibilidade de manifestações e, por meio da Sala de Situação do Comando-Geral, em Florianópolis, as operações estão sendo coordenadas. Até o momento, a situação é tranquila em todos os pontos e os comandantes regionais da corporação estão orientados a tomar as medidas legais e adequadas. Há uma negociação com os manifestantes para retirada de barracas, utensílios e outros materiais que possam estar presentes nos locais ocupados. Até agora, tudo tem sido feito de forma pacífica e ordenada.
Dessa forma, o Governo de Santa Catarina e as Forças de Segurança estão atentos para garantir que a ordem seja mantida e que as leis sejam cumpridas.