Entre está quarta, 05, e quinta-feira, 06, uma maré baixa (seca) está prevista para atingir o litoral de Santa Catarina. Esse fenômeno é causado pela persistência do vento do quadrante Nordeste (NE) associado ao centro de alta pressão (anticiclone) no oceano Atlântico Sul, juntamente com a influência da lua cheia, conhecida como maré de sizígia.
Essa combinação de fatores resulta no afastamento das águas do mar da costa, em direção ao oceano aberto, provocando a chamada maré seca. A presença de um intenso sistema de alta pressão no Atlântico Sul contribui para a ocorrência desse fenômeno.
É importante destacar que, especialmente nos horários indicados na Tabela 1, próximos às desembocaduras de rios, é recomendado que as pessoas fiquem atentas. A maré seca dificulta a entrada e saída de embarcações, podendo ocasionar encalhes.
A maré baixa é um fenômeno natural e temporário, fazendo parte das variações normais das marés. É importante que a população esteja ciente e compreenda os possíveis impactos causados por esse evento, adotando medidas de segurança adequadas.
Acompanhe em tempo real a evolução da maré próximo a sua localidade através dos sítios litoral On line e Marégrafos no site do Ciram:
Tabela 1 – Maré astronômica prevista pela Epagri.