A semana começou com chuva em Santa Catarina, confirmando o que já havia sido previsto pela Defesa Civil do estado. O segundo ciclone extratropical tende a se formar entre terça (11) e quarta-feira (12), provocando chuva, rajadas mais intensas de vento, mar agitado e risco de ressaca para Santa Catarina.
A formação dele está prevista para ocorrer entre o Litoral do Rio Grando do Sul e do Uruguai, e a maior influência para nosso estado será com relação a chuva, que poderá ocorrer de maneira intensa na porção sul catarinense.
A chuva ganha força no final da quarta-feira, com intensidade de moderada a forte e vem acompanhada de temporais com raios, rajadas de vento e chance de granizo. Essa condição se estende para as demais regiões de Santa Catarina na madrugada de quinta-feira, 13, e influenciará na intensidade dos ventos especialmente a partir do período da tarde.
Ainda no decorrer da próxima quinta-feira, a chegada de uma massa de ar frio provoca o declínio acentuado de temperatura em SC. A chegada do ar polar e a umidade, associada a um ciclone extratropical afastando-se para alto mar, favorece uma pequena janela para ocorrência de chuva congelada e neve nas áreas altas da Serra Catarinense, entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira, 14.
As condições do mar também mudam, ficando agitado principalmente no Litoral Sul à Grande Florianópolis. O risco de ocorrências associadas às chuvas intensas e volumosas, às fortes rajadas de vento e o mar agitado e ressaca é moderado a alto.
Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina alerta para os cuidados necessários a fim de evitar acidentes:
🚗 No trânsito:
Atenção redobrada por parte dos motoristas. O acúmulo de água na pista pode provocar a perda da direção e causar acidentes. Indica-se, também, o aumento da distância entre os veículos em caso de visibilidade comprometida. Em caso de óleo na pista, não freie bruscamente pois o líquido viscoso pode entranhar nos sulcos dos pneus gerando instabilidade para o veículo. Respeite, sempre, os limites de velocidade e uso cinto de segurança.
🌊 No mar:
As condições do tempo são totalmente desfavoráveis para atividades de navegação, pesca ou prática de surf. Isso porque o mar deve apresentar ondas muito altas, há risco de ressaca e as rajadas de vento não favorecem nenhuma dessas práticas. Não se arrisque.
Dicas de prevenção:
Acompanhe os boletins climáticos da sua região. Verifique se há acúmulo de lixo ou sedimentos que podem obstruir o escoamento da água da chuva e se os ralos de drenagem da sua residência não estão entupidos.
Busque saber quais estradas e rodovias costumam ser afetadas por inundações em sua região para saber qual rota seguir em caso de necessidade. Estabeleça um plano de comunicação com seus familiares e conhecidos para troca de informações em caso de emergência.
Níveis de água elevados:
Desligue a energia elétrica (quadro de luz), o gás e também a rede de água. Se for possível ou indicado pela Defesa Civil do seu município, desocupe sua residência.
Se abrigue em local seguro e não transite por áreas alagadas. Em caso de movimentação de solo, como rachaduras ou quedas de muros, árvores caídas ou ameaçando cair, saia do local e acione o Corpo de Bombeiros Militar pelo 193 ou a Defesa Civil pelo 199 para avaliação de risco.