A obra de desassoreamento do Rio Peroba, localizado no bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú, iniciada em abril deste ano, está mostrando resultados significativos, beneficiando 70% da extensão total prevista para a limpeza do rio.
A ação de retirada de material, que engloba 1,35 Km de extensão do rio, já alcançou a marca de 970 metros desassoreados. Em volume, foram removidos do leito do Rio Peroba impressionantes 12.300 metros cúbicos de material, a maioria composta por lodo e sedimentos acumulados no fundo do curso d’água. A previsão inicial era retirar 13.500 metros cúbicos de material, indicando um progresso significativo na limpeza do rio.
“A revitalização do Rio Peroba está surtindo efeitos positivos ao melhorar a vazão e proporcionar mais segurança aos moradores do entorno, especialmente em épocas de chuvas fortes, como as recentemente enfrentadas. Os bons resultados já são perceptíveis. O desassoreamento do Peroba era uma demanda importante trazida por lideranças comunitárias e moradores da região. A obra está removendo toneladas de lodo e entulho da calha do rio”, ressalta o prefeito Fabrício Oliveira.
O desassoreamento do Rio Peroba é uma medida aguardada pelos moradores que vivem nas proximidades de suas margens, uma vez que são os mais afetados durante períodos de enchentes. No início deste ano, o tema foi discutido em uma reunião entre moradores e líderes comunitários locais, na qual o prefeito Fabrício Oliveira determinou a ação para minimizar os problemas causados por alagamentos.
“A limpeza e desassoreamento do Rio Peroba estão progredindo em ritmo satisfatório e já mostram excelentes resultados. Estamos caminhando para a fase final do processo, mas é de suma importância que os moradores ribeirinhos se conscientizem sobre a responsabilidade coletiva na preservação do rio. Ao longo de sua extensão, o rio recebe muitos resíduos e detritos que não deveriam ser descartados em sua calha”, enfatiza o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.
Com o desassoreamento do Rio Peroba em curso, a expectativa é que a vazão seja ainda mais otimizada, reduzindo os impactos das enchentes e proporcionando um ambiente mais seguro e preservado para toda a comunidade local. A conscientização ambiental e a colaboração de todos são fundamentais para a manutenção da limpeza e do bem-estar do rio, contribuindo para a proteção do ecossistema local e promovendo uma convivência harmoniosa entre a população e a natureza.