Os guardas municipais do Grupo de Proteção Ambiental de Balneário Camboriú tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades em relação ao Manejo de Animais Silvestres durante um curso realizado nos dias 1º e 2 de agosto, no Complexo Ambiental Cyro Gevaerd (Zoológico).
Promovido pela Escola de Gestão Permanente (EGEPE), a pedido do Conselho Municipal de Proteção Animal (COMPA-BC), o curso foi ministrado pela bióloga Marcia Regina Gonçalves Achutti e pela médica veterinária Samara de Oliveira Freitas, ambas profissionais do Complexo Ambiental. Durante a capacitação, os participantes foram instruídos sobre técnicas de manejo e captura de animais silvestres, bem como sobre o uso adequado de equipamentos nessa atividade. O objetivo principal foi preparar os guardas ambientais para resgatar animais em diferentes situações de ocorrência, capacitando-os a avaliar possíveis lesões e a realizar o encaminhamento seguro até o local onde receberão atendimento veterinário adequado.
Desde 2019, a cidade de Balneário Camboriú conta com o Programa Abraço Animal, vinculado às secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Segurança. Esse programa tem como objetivo proteger, resgatar e cuidar de animais vulneráveis ou machucados, sejam eles domésticos ou silvestres. Os guardas municipais do Grupo de Proteção Ambiental têm um papel crucial nesse programa, sendo responsáveis pelos resgates. Para acionar o Abraço Animal, basta ligar para o número 153. Mais informações sobre o programa podem ser encontradas no site http://abracoanimal.bc.sc.gov.br/.