Nesta quinta-feira, 10 de agosto, quando se comemora o Dia Internacional da Superdotação, Balneário Camboriú tem motivos para celebrar o sucesso do seu Polo de Altas Habilidades/Superdotação. A unidade, vinculada à Secretaria de Educação, atualmente atende 86 alunos e se destaca por oferecer um ambiente de aprendizagem que valoriza e potencializa as habilidades únicas de cada estudante.
Coordenado pelo Departamento de Educação Especial, o Polo trabalha no contraturno escolar, focando no desenvolvimento e aprimoramento do potencial de cada aluno. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 5% da população mundial possui superdotação, ou seja, exibe habilidades excepcionais em áreas como intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e arte. Além disso, essas pessoas também demonstram elevada criatividade, engajamento na aprendizagem e realização de tarefas em suas áreas de interesse.
O principal objetivo do Polo de Altas Habilidades/Superdotação é fornecer atendimento especializado a alunos que passam por avaliação pedagógica, identificando e promovendo a complementação ou suplementação de suas aprendizagens. A Secretaria de Educação, por meio de especialistas, trabalha em conjunto com os professores das escolas para garantir que alunos com essas características sejam identificados e recebam a assistência pedagógica necessária no Polo.
Conforme os dados do Censo Escolar 2020, há 24.424 estudantes com perfil de alta habilidade ou superdotação matriculados na educação especial no Brasil. Dentre eles, Balneário Camboriú contribui com 18.846 estudantes matriculados no Ensino Fundamental e Médio regular. Considerando também o levantamento da OMS, estima-se que a cidade abrigue aproximadamente 900 alunos com alta habilidade ou superdotação.
Essa estimativa ressalta a complexidade da identificação desses alunos e a importância de alcançá-los. “Esses alunos com potencial diferenciado muitas vezes passam despercebidos nas escolas, e é crucial que os alcancemos. Eles são futuros artistas, cientistas, engenheiros e outros profissionais que contribuirão para o mundo com seus conhecimentos, independentemente de sua área de destaque”, enfatiza Kelly Trentin, coordenadora do Departamento de Educação Especial.
O Polo Municipal de Altas Habilidades/Superdotação tem sua sede na Rua Brusque, no Bairro dos Municípios, entre a Quinta e a Sexta Avenida. Ele opera das 7h45 às 11h45 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo número (47) 3267-7088 ou pelo e-mail especial@edu.bc.sc.gov.br.