Balneário Camboriú será a sede da Cerimônia Nacional de Entrega da Bandeira Azul nesta sexta-feira (27 de outubro). O evento ocorre na Tedesco Marina, a partir das 14h, reunindo autoridades locais, gestores de praias e marinas, prefeitos, secretários de meio ambiente e representantes de organizações ambientais de todo o Brasil.
A Bandeira Azul é um reconhecimento internacional concedido a praias e marinas que atendem a rigorosos padrões de qualidade ambiental, segurança, educação e gestão. A certificação não só realça a qualidade desses locais, mas também promove o turismo sustentável, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente. Na temporada 2023/2024 no país, terão a Bandeira Azul hasteada 31 praias e 11 marinas. Em Balneário Camboriú, serão contempladas as praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho e a Tedesco Marina. O hasteamento nas três praias de Balneário Camboriú está previsto para a segunda quinzena de dezembro de 2023.
Durante a cerimônia desta sexta-feira, serão compartilhados esforços e conquistas que levaram as praias e marinas a receber o prêmio Bandeira Azul, além de serem discutidos planos futuros para manter os padrões de excelência ambiental dos locais certificados. Também será conferido pelo Júri Nacional do Programa Bandeira Azul o “Prêmio Destaque em Educação Ambiental”, que agracia o município destaque na promoção das atividades desenvolvidas na temporada de 2022/2023.
Em Balneário Camboriú, as praias do Estaleiro e Estaleirinho estrearam no Programa Bandeira Azul na temporada 2018/2019 e, desde então, renovam a certificação anualmente. Já Taquaras obteve o reconhecimento do programa pela primeira vez em 2022. A Tedesco Marina também obtém a renovação anualmente.