Na manhã de 09 de dezembro, por volta das 7h, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de invasão de propriedade na rua Avelino Bernardi, em Camboriú. Ao chegar no local, os policiais identificaram que vários terrenos foram demarcados com fitas zebradas e que aproximadamente 50 pessoas ocupavam parte dos terrenos marcados.
Os envolvidos relataram ter comprado os terrenos de uma construtora em 2019, como parte de um projeto de condomínio que, posteriormente, foi embargado por decisão judicial. Desde então, os compradores buscaram reparação dos danos através de processos judiciais, mas sem sucesso até o momento.
Diante da demora na resolução do conflito judicial, os compradores decidiram se unir e tomar posse dos terrenos que adquiriram. Até a manhã de hoje, nenhum representante da construtora havia comparecido ao local para tratar do assunto.
O caso chamou a atenção das autoridades municipais, levando ao local representantes da Fundação Camboriú de Meio Ambiente (FUCAM), da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Obras.