Equipes da Emasa, responsáveis pela manutenção das elevatórias, identificaram recentemente um expressivo aumento na quantidade de lixo despejado na rede de esgoto de Balneário Camboriú. A preocupação é visível nos cestos das elevatórias, que estão sendo limpos frequentemente para evitar obstruções, entupimentos e extravasamentos.
Itens como papel higiênico, cabelo, absorventes, fraldas, lenços descartáveis, preservativos, fio dental e outros materiais sólidos têm sido inadequadamente descartados nos vasos sanitários, pias e ralos impactando negativamente o sistema de saneamento da cidade.
A Emasa, Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú, emite um alerta à população e aos visitantes sobre a importância de não descartar lixo em vasos sanitários, pias e ralos. Esse tipo de prática gera entupimento na rede de esgoto, que não foi projetada para receber esse tipo de material.
A empresa solicita encarecidamente que os materiais sólidos, citados anteriormente, sejam descartados nas lixeiras, nunca nos vasos sanitários, para prevenir problemas decorrentes de descarte inadequado.