Desde setembro a Casa da Mulher disponibiliza gratuitamente a oficina de defesa pessoal para o público feminino. As aulas são ministradas de forma voluntária, todas as sextas-feiras, das 15h às 17h.
O projeto surgiu de uma parceria entre as secretarias de Segurança e Desenvolvimento e Inclusão Social, depois de pedidos da comunidade. “O objetivo é ensinar as mulheres a usarem a defesa pessoal para sair de possíveis situações de perigo, e, de quebra, atingirem uma boa forma física que traz resultados positivos para a saúde”, observa o Guarda Municipal, Felipe Platt, instrutor da oficina.
Durante as aulas é passado técnicas de defesa, como por exemplo, o básico de artes marciais com foco na realidade da rua. Também é usado treinamento funcional e alongamentos para a melhoria de desempenho físico das mulheres.
“As aulas são maravilhosas. Nós temos que aprender para nos defendermos”, conta a frequentadora da Casa da Mulher, Alda Maria Souza Pereira.
Para a professora de educação infantil, Marisa Andrade, é uma boa oportunidade para estar em movimento e ainda aprender a se defender. “O mundo está tão perigoso, então, se soubermos nos defender um pouquinho, já vi fazer a diferença. E eu estou amando! Me tirou de dois anos de sedentarismo”, comemora.
De acordo com o Guarda, o resultado está sendo excelente. “Todas estão gostando muito, elas elogiam as aulas e o desempenho vem sendo notável a cada treinamento,” finaliza.
A Casa da Mulher e do Voluntário fica localizada na Rua 2850, nº 303, Centro, e atende de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 19h ou pelo telefone 3264-0192.