Notice: Undefined index: color-1-overlay in /var/www/camboriunews/wp-content/plugins/td-composer/legacy/common/wp_booster/td_block.php on line 2679

Notice: Undefined index: color-2-overlay in /var/www/camboriunews/wp-content/plugins/td-composer/legacy/common/wp_booster/td_block.php on line 2679

Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Análise das chuvas e condições climáticas em fevereiro e março em SC

Padrão climático em Santa Catarina: chuvas intensas e distribuição por regiões

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

No mês de fevereiro a chuva foi mais frequente no Litoral, porém a partir de 12/02 a precipitação ocorreu em todas as regiões catarinenses, com pontuais elevados, superando 200 mm em localidades do Extremo Oeste, Vale do Itajaí, e na parte norte do Litoral Norte.

Totais elevados ocorreram especialmente nos dias 14 e 15/02 devido a uma frente fria, que chegou provocando forte instabilidade com chuva volumosa, temporais, alagamentos e danos em estadas.

No período de 16 a 19/02 a presença da uma Depressão Subtropical no oceano com evolução para Tempestade Tropical Akará (18 e 19/02) combinada à presença de um vórtice ciclônico em altos níveis da atmosfera (VCAN) sobre o RS e SC mantiveram mais nebulosidade e chuva frequente no litoral do estado. No restante do mês a passagem de frente fria (25/02), um sistema de baixa pressão (27/02) e a circulação marítima (vento que traz umidade do mar) também contribuíram com a precipitação do mês, totalizando valores maiores de 250 mm a 300mm no Vale do Itajaí, Litoral Norte e no Extremo Oeste.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em março a chuva melhor distribuída começou na tarde de 03/03 pelo Litoral Sul e se estendeu ao restante do estado no dia seguinte (04/03), com totais mais significativos do Meio-Oeste ao Litoral, ficando próximos e acima de 100 mm em localidades próximas à encosta da serra no Litoral Sul catarinense. O último mês de verão ainda será marcado pela influência do El Niño, com chuva próxima a acima da média e temporais localizados para o outono (leia previsão trimestral).

Temperatura:

De 01 a 12/02 o calor foi intenso em SC devido a uma massa de ar quente no Sul do Brasil, com temperatura máxima chegando a 36°C e quase 40°C especialmente em algumas localidades do Extremo Oeste, Litoral Sul e Litoral Norte. A partir do dia 13/02 o calor intenso diminuiu, permanecendo o calor normal típico de verão com temperatura máxima de 30°C a 35°C até os primeiros dias de março.

Nesta terça-feira (05/03) a temperatura mais baixa está associada à passagem de uma frente fria e ao vento sul/sudeste, com previsão de elevação gradativa no final da semana.

Previsão do tempo

Quarta-feira (06/03):
Tempo: mais nuvens na Grande Florianópolis e norte de SC, com sol na maioria das regiões no decorrer do dia. Do Extremo Oeste ao Meio-Oeste, pancada isolada de chuva à tarde.
Temperatura: amena, em elevação durante o dia.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão no Sul do Brasil.

Quinta-feira (07/03):
Tempo: sol entre nuvens em SC, com chuva isolada no Litoral Norte devido a circulação marítima. No decorrer da tarde e noite condição de chuva em boa parte do estado.
Temperatura: em elevação.
Vento: leste a nordeste, fraco a moderado.

Sexta-feira (08/03):
Tempo: instável com aumento de nuvens e chuva em SC, devido a um cavado (área de baixa pressão).
Temperatura: não sobe muito devido a cobertura de nuvens e chuva.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.

Sábado (09/03):
Tempo: nebulosidade variável em SC, com chuva a qualquer hora na Grande Florianópolis e norte do estado associada a circulação marítima, e nas demais regiões a partir da tarde devido a um cavado (área de baixa pressão).
Temperatura: não sobe muito devido a cobertura de nuvens e chuva.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.