De 24 de setembro até domingo (27), 123 músicas de 72 proponentes de várias cidades catarinenses foram inscritas no 9º Festival da Canção de Balneário Camboriú. Com o prazo de inscrição encerrado, a próxima etapa é a triagem das canções, que começa nesta semana.
As músicas serão enviadas a três pareceristas da comissão de triagem do evento, selecionados por edital da Fundação Cultural. Após a análise dos materiais, os pareceristas vão definir 30 canções que disputarão os prêmios do Festival e mais 15 para a Mostra Paralela, sem caráter competitivo.
Conforme a presidente da Fundação Cultural, Bia Mattar, a lista das canções selecionadas será publicada em 3 de novembro, no site www.culturabc.com.br.
Com entrada gratuita, o Festival da Canção ocorrerá de 26 a 30 de novembro, no Teatro Municipal Bruno Nitz. No primeiro dia, na abertura, a Banda TerrAvista, uma das vencedoras da 8ª edição, irá se apresentar. Neste ano, uma das novidades é a Mostra Paralela, que será nos três dias de eliminatórias (27 a 29). Na Mostra Paralela, haverá apresentações musicais enquanto os jurados definem as canções classificadas da noite. Na final, em 30 de novembro, os três primeiros colocados receberão como premiação dinheiro e troféu. Já melhor intérprete, melhor instrumentista e autor da melhor letra ganharão troféu. Nesta edição, serão distribuídos mais de R$ 16 mil em premiação.
Nesta terça-feira (29), a Comissão de Organização, Acompanhamento e Avaliação do Festival fará a seleção da curadoria do evento. O prazo de inscrição terminou na sexta-feira (25). A Fundação Cultural recebeu quatro inscrições. A curadoria será desempenhada por uma pessoa física ou jurídica, que acompanhará todas as etapas do Festival e contratará jurados para a comissão julgadora.