Começou nesta segunda-feira (27) a 17ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (PARAJASC), que segue até o próximo domingo (02). Cerca de 2.200 atletas com necessidades especiais representarão 60 municípios catarinenses na competição. Balneário Camboriú terá 74 atletas, que contam com o apoio da Fundação Municipal de Esportes (FMEBC), representando a cidade nas modalidades de atletismo, handebol, bocha paralímpica, tênis de mesa e natação.
Ao todo, a competição conta com quatorze modalidades em disputa: atletismo, natação, handebol, bocha paralímpica, bocha raffa, xadrez, tênis de mesa, goalball, futsal, judô, parataekwondo, basquetebol, basquetebol em cadeira de rodas e ciclismo, divididas entre deficientes auditivos (DA), intelectuais (DI), físicos (DF) e visuais (DV). É a soma da pontuação em cada uma das modalidades que apontará o campeão geral da competição.
Na terça-feira (28), os primeiros paratletas que irão competir na modalidade bocha paralímpica viajam para Blumenau. Na quinta-feira (30), iniciam-se as competições de atletismo e natação. No sábado (01), é a vez dos paratletas do handebol entrarem em quadra.
A competição é destinada a atletas com idade a partir dos 15 anos, apresentando deficiências, e tem como objetivo promover o paradesporto nas instituições e clubes, bem como fortalecer a inclusão social e revelar talentos para o esporte adaptado.