O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), emitiu a Licença Ambiental de Operação (LAO) para que a Emasa possa ligar o sistema e começar a operar as redes de esgoto dos bairros Estaleiro e Estaleirinho. A Emasa já havia concluído a obra que universaliza o saneamento de Balneário Camboriú e só estava aguardando a licença de operação que saiu agora.
Com o novo sistema de Estaleiro e Estaleirinho pronto, e tendo iniciada a operação, a Emasa irá notificar nos próximos dias os proprietários para que façam as ligações de seus imóveis à rede.
“Balneário Camboriú conquista mais um desafio histórico: o da universalização do saneamento básico da cidade, que tem agora rede de água e esgoto em todos os bairros. Levamos água encanada para as Praias Agrestes, e, agora, completamos a instalação das redes de esgoto que faltavam em Estaleiro e Estaleirinho, ambas devidamente licenciadas. Com isso, Balneário Camboriú antecipa em 10 anos o marco temporal do saneamento básico previsto pelo Governo Federal. Então temos muitos motivos para comemorar, e a cidade está de parabéns”, pontua o prefeito Fabrício Oliveira.
Com Estaleiro e Estaleirinho ligados à rede de saneamento de Balneário Camboriú, poucos pontos, como Várzea do Ranchinho, Quilombo, e finais de redes, faltam ser conectados, num trabalho de integração que é constante.
Iniciada em junho de 2021, a obra de implantação de rede e esgoto em Estaleiro e Estaleirinho compreendeu a instalação de 32 km de rede coletora e adutora de esgoto, construção de doze estações elevatórias, além de poços de visita, emissários e ligações que levarão o efluente coletado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Nova Esperança.