A temporada de pesca artesanal da tainha em Balneário Camboriú, que começou em 1º de maio e terminou na última quarta-feira (31), registrou uma safra recorde com a captura de 66.318 tainhas em sete praias: Central, Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho.
Com o encerramento da safra recorde de tainha, a colônia de pescadores iniciará na próxima terça-feira (06) a remoção da estrutura fornecida pela Fundação Cultural, composta por contêineres e tendas. Na Praia Central, foram disponibilizados seis contêineres e seis tendas, enquanto nas Praias Agrestes havia tendas de apoio em Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho, além de um contêiner na Praia do Pinho.
O pescador Jair Euflorzino destacou a excepcionalidade desta temporada: “Para nós, foi uma safra muito boa pela quantidade de tainha que pegamos. Também recebemos o apoio da prefeitura, que nos forneceu tendas e contêineres, protegendo os pescadores e olheiros do tempo. Além disso, tivemos camisetas identificadas e auxílio em toda a safra. Esse suporte da prefeitura e da fundação cultural é muito importante para nós”, afirmou.
O encerramento da safra será selado com o 6º Arrancadão de Canoas Artesanais de Balneário Camboriú, que acontece neste fim de semana, nos dias 3 e 4 de agosto, como parte das comemorações dos 60 anos da cidade.