Nesta terça-feira (06), a Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú anunciou o retorno de Christina Barichello ao cargo de secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, marcando sua desistência de concorrer às eleições municipais pelo Partido Liberal (PL). Christina havia sido exonerada do cargo em 5 de abril de 2024, em conformidade com a legislação eleitoral, para se candidatar a vereadora. Durante esse período, ela se envolveu em várias polêmicas que resultaram em um processo judicial.
Vídeos Polêmicos
Durante sua pré-candidatura, Christina divulgou uma série de vídeos polêmicos sobre política. Em um dos vídeos, ela amassou um papel com a palavra “oposição” escrita e, em outro, amassou um adesivo do PSD. O vídeo mais controverso foi aquele em que Christina declarou:
“Balneário Camboriú é uma cidade feliz. Um dos motivos é porque nunca foi administrada pelo PT. Sou Christina Barichello, moradora há mais de 50 anos aqui nessa cidade. O que estamos vendo nos últimos dias é a união de Juliana Pavan com o PT para gerar o caos, a baderna, a confusão numa cidade que foi construída com tanto sacrifício por todas as pessoas que aqui vivem. Isso não pode servir de pano de fundo para o PT, para a baderna, para o caos. O que está acontecendo, senhora Juliana Pavan?”
Reação e Processo Judicial
A declaração gerou uma resposta de Kauan Quadros, pré-candidato a vereador pelo PSD, que em 13 de julho publicou um vídeo reagindo de forma humorística e crítica. Kauan defendeu Juliana Pavan e criticou Christina, usando expressões como “capacho de macho” e “palhaça”. Em resposta, Christina moveu um processo por danos morais contra Kauan, solicitando uma indenização de R$ 40 mil.
Após tomar conhecimento do processo, Kauan intensificou a disputa ao publicar mais vídeos parodiando Christina, usando uma peruca loira e roupas características para satirizar sua postura. Em 14 de julho, Christina entrou com um pedido de liminar exigindo a remoção de quatro vídeos e a proibição de Kauan de mencioná-la.
No dia 15 de julho, a juíza do caso ordenou a exclusão imediata de um dos vídeos devido ao uso de expressões misóginas, com pena de multa diária de R$ 1.000. Os outros vídeos permaneceram online, e o pedido de proibição de mencionar Christina foi negado para evitar censura prévia. A audiência de conciliação está marcada para 16 de setembro.
Candidatura a Vice-Prefeita e Retorno ao Cargo
Christina também foi considerada como pré-candidata a vice-prefeita em uma chapa com Peeter Grando pelo PL. No entanto, a situação não evoluiu e o presidente da Câmara, David Labarrica, foi indicado como candidato a vice-prefeito. Christina decidiu não concorrer mais às eleições, nem como vice-prefeita nem como vereadora.
Com isso, Christina Barichello retornou à Prefeitura nesta terça-feira, 06 de agosto, reassumindo o cargo de secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social. Ivanir Maciel, profissional de carreira do município, retorna à posição de gestora do programa Abraço da secretaria.