Santa Catarina está em alerta máximo para cheias, enxurradas e deslizamentos devido à previsão de chuvas intensas e persistentes entre quarta-feira (9) e sexta-feira (11). De acordo com a Defesa Civil e a EPAGRI/CIRAM, os volumes de chuva previstos variam entre 150 e 200 mm, podendo superar esse valor em áreas de encosta e regiões serranas. As áreas mais afetadas incluem o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Norte, Planalto Sul e Litoral Sul, com risco elevado de inundações e deslizamentos.
A partir da manhã desta quarta-feira (9), a chuva ganha força nas áreas próximas à serra no Litoral Sul, estendendo-se ao longo do dia para o litoral e Vale do Itajaí. Entre quarta e sexta-feira, os maiores volumes de chuva são esperados nessas regiões, com um risco alto de cheias nas bacias dos rios Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim, e possibilidade de enxurradas nas bacias de São João Batista, Santo Amaro da Imperatriz e outras áreas do estado.
Situação nas Bacias Hidrográficas
As principais bacias do Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis estão sendo monitoradas para inundações graduais e enchentes:
- Ituporanga, Taió e Rio do Sul: Atualmente estáveis, mas com previsão de até 200 mm de chuva, podem enfrentar cheias entre sexta-feira e sábado (12).
- Blumenau e Brusque: As cotas estão em declínio e estabilidade, respectivamente, mas com o acúmulo de chuvas, são esperados picos de cheia no fim da semana.
- São João Batista e Santo Amaro da Imperatriz: Sob risco elevado de enxurradas devido à elevação rápida dos rios com a previsão de até 200 mm de chuva.
Risco de Deslizamentos
As condições geológicas também indicam risco muito alto de deslizamentos, especialmente em áreas de encosta do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Sul. Regiões sem vegetação ou com taludes próximos a rodovias estão particularmente vulneráveis a deslizamentos de terra e queda de blocos rochosos.
A Defesa Civil alerta que o risco de deslizamentos se intensifica em áreas já vulneráveis e recomenda que moradores de regiões de risco sigam as orientações das autoridades e estejam atentos às atualizações meteorológicas.
Chuvas Persistentes e Frente Fria
Além do risco hidrológico e geológico, temporais com rajadas de vento e trovoadas isoladas também podem ocorrer no estado, especialmente no Grande Oeste. Na sexta-feira (11), a passagem de uma frente fria e a atuação de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul aumentam o risco de chuvas volumosas, com alívio esperado somente a partir de sábado (12), quando o tempo começa a estabilizar.