A Prefeitura de Balneário Camboriú firmou nesta semana mais três acordos de cooperação técnica voltados ao compartilhamento do Sistema de Gestão da Defesa Civil utilizado em nosso município. Rio do Sul e São Carlos, em Santa Catarina, e Santa Luzia, em Minas Gerais, são os mais recentes beneficiados. Ao todo, o sistema de gestão da Defesa Civil de BC já foi compartilhado com sete cidades. Camboriú, Porto Belo, Itapema e Brusque foram os primeiros a aderirem à parceria.
Com essas parcerias, Balneário Camboriú cede sem custos o acesso ao código fonte e à estrutura de banco de dados do software de gerenciamento desenvolvido aqui para viabilizar a gestão interna de ocorrências da Defesa Civil – registrando todo o fluxo dos atendimentos realizados pelas equipes do Órgão, incluindo etapas como chamados, atendimentos, interdições e notificações.
Além disso, a Defesa Civil de BC e a Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) da prefeitura prestam suporte técnico e tecnológico às cidades que utilizam o sistema, que é implementado em etapas a partir da assinatura dos termos de cooperação.
O Sistema de Gestão da Defesa Civil funciona desde 2021. Ele foi desenvolvido por meio de código aberto, o que permite compartilhar com outros usuários sem cobrança de mensalidades e sem investimentos para a aquisição.
O projeto da Defesa Civil de Balneário Camboriú teve início em 2018 em uma parceria com a Universidade do Vale do Itajaí.