O Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, com seus 172.675 m² que abrigam mata remanescente de mangue e Mata Atlântica, é um ponto de reprodução de diversas aves no Sul do Brasil, especialmente na primavera. Nesta época, o parque se enche de ninhos, incluindo o de uma família de quero-quero, cujos filhotes podem ser observados em um gramado próximo ao prédio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), dentro do parque.
A Semam alerta os visitantes sobre a importância de não perturbar os animais e lembra que é proibida a entrada de cães e gatos, uma medida que protege as espécies silvestres do parque. Além dos quero-queros, outros ninhos, como os de sanhaços, também foram avistados recentemente.
Em um levantamento de 2018 para o Plano de Manejo, foram identificadas 110 espécies de aves no local. O Parque Raimundo Malta, situado na Alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho, 122, no Bairro dos Municípios, abre suas portas ao público todos os dias, com entrada gratuita. Aos sábados, domingos e feriados, o horário de visitação é das 10h às 17h, e nos demais dias, das 13h às 17h. Em dias chuvosos, o parque permanece fechado.
Entre as regras do parque estão a proibição de caçar, soltar pipa, acampar, consumir bebidas alcoólicas e levar animais domésticos, entre outras.