Notice: Undefined index: color-1-overlay in /var/www/camboriunews/wp-content/plugins/td-composer/legacy/common/wp_booster/td_block.php on line 2679

Notice: Undefined index: color-2-overlay in /var/www/camboriunews/wp-content/plugins/td-composer/legacy/common/wp_booster/td_block.php on line 2679

Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Vereador Cristiano assumirá Secretaria de Obras e frustra eleitores da causa animal

Vereador eleito pela causa animal troca o Legislativo pela Secretaria de Obras na gestão Juliana Pavan

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

O vereador Cristiano José dos Santos (PSD) foi anunciado nesta quarta-feira, 18 de dezembro, como o futuro secretário de Obras de Balneário Camboriú, na gestão da prefeita eleita Juliana Pavan (PSD).

Cristiano, que construiu sua trajetória política como defensor da causa animal, optou por não ocupar sua cadeira na Câmara de Vereadores, deixando a pauta sem representação direta no Legislativo pelos próximos quatro anos.

Em sua campanha para reeleição como vereador em 2024, Cristiano utilizou novamente a causa animal como principal bandeira. O candidato usava uma pata de cachorro como logotipo de sua campanha e andava com uma pessoa fantasiada de cachorro pelas ruas da cidade, tudo isso com a camisa do movimento “Cadeia para Maus-Tratos“.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em um vídeo publicado em suas redes sociais durante a última campanha eleitoral, Cristiano declarou:

“Minha história com a causa animal não é de agora. Esse é um compromisso que tenho e que quero continuar defendendo como vereador. Por isso, no dia 6 de outubro, conto com você para vereador Cristiano 55456 e para prefeita Juliana Pavan, 55.”

Cristiano foi eleito vereador pela primeira vez em 2020, pelo Partido Liberal (PL), e deixou o cargo em 2023 para assumir a Secretaria de Articulação no governo de Fabrício Oliveira (PL). Apesar de sua defesa pública da causa animal, ele recebeu críticas de ativistas e da ONG Viva Bicho, que relatam a falta de ações efetivas por parte do parlamentar durante seu mandato.

A ONG Viva Bicho, responsável por acolher animais resgatados em Balneário Camboriú, afirma que o parlamentar frequentemente acionava a Guarda Municipal para realizar resgates de animais, aproveitando os momentos para registrar vídeos e divulgar as ações. No entanto, segundo a ONG, esses animais eram deixados no abrigo sem o devido suporte, permanecendo no local por tempo indeterminado. Muitos deles, sem conseguirem adoção, acabam permanecendo definitivamente no espaço, agravando a superlotação. Atualmente, o abrigo enfrenta uma situação crítica, com cerca de 700 animais, sendo tratado, conforme relato da ONG, como um verdadeiro depósito.

Além disso, também foi apontado que o vereador não promoveu ações ou projetos voltados à castração gratuita, considerada essencial para reduzir o abandono de animais, combater a superlotação do abrigo e diminuir o número de pets nas ruas da cidade. Também não foram implementados programas relacionados a cães comunitários, que poderiam oferecer benefícios a esses animais e incentivar a comunidade a adotar cuidados coletivos com aqueles que já vivem nas vias públicas.

Nossa equipe tentou entrar em contato com Cristiano para questioná-lo sobre o que ele teria a comentar sobre ter sido eleito com a bandeira da causa animal, tirando a oportunidade de outro representante da causa ser eleito e atuar no Legislativo, mas acabar deixando a causa animal sem representação devido à sua futura atuação no poder executivo. Também solicitamos que ele apontasse quais ações concretas realizou em prol da causa animal durante seu primeiro mandato como vereador. No entanto, até o fechamento desta matéria, o vereador não havia respondido aos nossos questionamentos.

A decisão de Cristiano em trocar o Legislativo pela Secretaria de Obras tem gerado críticas e é vista com ressalvas, especialmente considerando o compromisso assumido publicamente com a causa animal durante sua campanha e os 1.290 votos recebidos de protetores e apoiadores dessa pauta.

Quem mais perde com essa escolha? Os animais, que já não têm voz e agora ficam sem representação direta na Câmara Municipal de Balneário Camboriú, agravando ainda mais os desafios enfrentados pela causa na cidade.

Quem assume o lugar de Cristiano?

Quem assume o lugar de Cristiano é o primeiro suplente de seu partido, o PSD. Nesse caso, Elton Garcia passará a ocupar a cadeira no legislativo municipal.

Elton Garcia foi secretário de Obras de Balneário Camboriú durante o governo de Edson Renato Dias, o Piriquito (MDB). Em 2014, ele foi preso na Operação Trato Feito, que investigava irregularidades em contratos públicos e práticas de corrupção envolvendo a administração municipal. Na época, Elton havia deixado a função de vereador para assumir a secretaria de Obras, mas foi exonerado do cargo durante as investigações e perdeu também seu mandato como vereador.

Em 2016, Elton Garcia retornou à Câmara de Vereadores, mas renunciou ao cargo para evitar uma possível cassação. Porém, ele foi enquadrado como ficha suja pela Justiça Eleitoral, o que o tornou inelegível por 8 anos, conforme estabelecido pela Lei da Ficha Limpa.

Agora, em 2024, após o término do período de inelegibilidade, Elton Garcia conseguiu regularizar sua situação, candidatou-se e obteve 969 votos, tornando-se o primeiro suplente do PSD, partido da prefeita eleita. Ele assumirá a cadeira de Cristiano na Câmara de Vereadores.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.