O mutirão de combate à dengue passou por ruas do Bairro das Nações na manhã deste sábado (23), afim de fiscalizar casas, comércios e terrenos baldios para combate ao mosquito Aedes aegypt. O grupo também distribuiu materiais de conscientização para os moradores do Bairro sobre como evitar a formação de novos criadouros.
Representantes da Secretaria de Saúde, junto ao Programa de Combate à Dengue, atrelado a Vigilância Sanitária com apoio da Guarda Municipal (GM), Secretaria de Obras e da Associação Roraty Club de Balneário Camboriú, vistoriaram propriedades da Rua Peru à Marrocos.
Moradora do Bairro há 40 anos, Marlete de Souza, ressalta a importância do mutirão. “Acho essencial as pessoas serem conscientes, porque a dengue mata e quanto melhor a limpeza, melhor a sociedade.”
A orientação dada aos moradores é de que eles cuidem semanalmente dos pátios residenciais, comerciais e os terrenos, verificando as calhas, a nivelação, caixas d’água, ralos, piscinas e evitar qualquer objeto que possa reter água da chuva.
Os cuidados necessários para não haver proliferação dos mosquitos são:
– Não deixar nenhum recipiente com água parada;
– Verificar se as caixas d’água estão bem vedadas;
– Tratar a piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
– Colocar areia nos pratos dos vasos de plantas, e/ou eliminar os pratos;
– Manter as calhas limpas e desentupidas, assim como as lajes;
– Manter ralos fechados e desentupidos;
– Remover regularmente a água acumulada em folhas de plantas como bromélias, e/ou eliminar a planta;
– Lugar de lixo é no lixo: copos, garrafas, latas vazias entre outros, devem ser colocados na lixeira, dentro de sacos plásticos bem fechados;
– Tonéis e depósitos de água, devem ser mantidos tampados e vedados;
– Vasilhames para água de animais domésticos, deve-se lavar com bucha e sabão em água corrente, pelo menos uma vez por semana;
– Evitar acumular águas de chuvas.